Strategische Partnerschaft Sensorik e.V. (SPS), Germany
O cluster nacional Sensorik oferece, com os seus mais de 60 membros e 200 parceiros do mundo da economia e das ciências, um ambiente amigável e prático de desenvolvimento que impulsiona o desenvolvimento de abordagens inovadoras de soluções. Em 2006, o Strategische Partnerschaft Sensorik e.V (SPS) criou o cluster Sensorik, que desde aí assumiu um papel de liderança na gestão de clusters inovadores. No âmbito da Campanha “Bavarian Cluster”, uma iniciativa de alta tecnologia do governo alemão e bavariano, o SPS providencia uma plataforma ágil e competente para unir e supervisar os skateholders no cluster de tecnologias sensitivas.
Muitas empresas de renome e larga escala de network, associações nacionais e iniciativas, e também experts universitários e parceiros. O número do staff é de 15 pessoas, sendo que todos os colaboradores são diplomados de universidades, com diferentes áreas de especialização, para que a equipa possa exibir um variadíssimo leque de know-how. Aspectos importantes das actividades da Campanha “Bavarian Cluster” são a criação de ligações entre empresas, promoção da inovação, construir competências, assim como treinar e qualificar empregados. Os grupos alvo dos serviços SPS são companhias, profissionais altamente experienciados à procura de trabalho, profissionais jovens e juiniores. O SPS já conseguiu implementar muitos tópicos altamente práticos em workshops, seminários e cursos de formação, que são especialmente interessantes para jovens empreendedores que precisam apoio na matéria das start-ups. Muitos conceitos de coaching e modelos de desenvolvimento pessoal promovem competências metódicas, pessoais e técnicas aos profissionais e empresas. Uma grande variedade de conceitos permite ao SPS reagir rapidamente à procura dos jovens empreendedores.
Stefanie Fuchs, Strategische Partnerschaft Sensorik e. V., Chefe do Departamento de Recursos Humanos
Desde 2008 que a Stephanie Fuchs é a Chefe do Departamento de Recursos Humanos das Parcerias Estratégicas Sensoric, um setor de network com 60 membros e mais de 200 empresas parceiras. As suas actividades chave são a concepção e arealização de abordagens inovadoras e sustentáveis na gestão de recursos humanos (HRM), bem como o teste de estratégias sustentáveis para uma gestão demográfica regional no network de alta tecnologia. Componentes essenciais da sua empregabilidade são o networking inter-sectorial em cenários de partilha de conhecimento interdisciplinar. Esta coordena e gere projectos patrocinados por ministros federais. Como exemplo, a Dr.ª Stephanie teve uma posição de liderança no desenvolvimento da intitulada “consultoria demográfica”, um novo serviço cluster. Para além disso, esta desenvolveu e testou estratégias inovadoras para qualificar empregadores qualificados no sector das novas tecnologias industriais. Stefanie Fuchs é formada em administração de negócios, como foco no HRM, organização e macroeconomia, a maioria das áreas sendo o fundamento do seu expertise profissional e competência. Esta oferece experiencia a trabalhar em equipas de trabalho multidisciplinares, praticamente orientadas para a investigação de network com várias empresas de diversos tamanhos e tipos. Para além disso, oferece ainda experiencia jornalística.
Anja Sloet, Strategische Partnerschaft Sensorik e.V., Assistente Cientifica
Depois dos seus estudos – áreas de estudo são Estudos do Sudeste da Ásia, Psicologia e Geografia – Anja Sloet ganhou experiencia na organização de congressos e feiras nacionais e internacionais. Dispõe de experiencias e competencias ineterculturais, bem como experiencias duradouras em comunicação internacional. Desde 2013 Anja Sloet é assistente cientifica das Parceria Estratégica Sensoric, um setor de network com 60 membros e mais de 200 empresas parceiras. A área de responsabilidade da Sr.ª Sloets é o planeamento, organização e realização de eventos nos campos da formação e educação (ex: séries de seminários que aumentam as competências transversais, especialmente a mediação de conhecimento básico económico. Os seus campos de actividade pertencem ao conceito de ensino de conteúdos, aquisição de participantes, relações publicas, avaliação e supervisão de orçamento.