PARCEIROS

 

P1: GrantXpert Consulting (Cyprus) – Coordenador do Projecto

GrantXpert Consulting foi fundada através do financiamento recebido pela Sr.ª Vassila Hadjichristodoulou, através do Plano Nacional de Financiamento para “Mulheres Empreendedoras”. A companhia emprega investigadores experienciados e consultores que estão envolvidos num número considerável de projectos de investigação financiados a nível europeu e nacional, focados especialmente na área socioeconomica. Apesar do seu grande envolvimento nestes projectos de investigação, a companhia tem assistido e guiado um grande número de companhias cipriotas (públicas e privadas), organizações não-governamentais, organizações de investigação e municipalidades a receber

financiamento de programas nacionais e europeus. Desde 2009, a GrandXpert assistiu clientes a angariar mais de 4 milhões de euros de programas de financiamento.

 

A companhia assume um papel de consultoria ao informar os seus clientes diariamente e de providenciar seminários de treino para que as empresas possam identificar quais oportunidades de financiamento disponíveis para elas. Para além disso, também providencia apoio na preparação das propostas e na implementação dos projectos. O financiamento obtido por estas organizações aumenta a sua competitividade, ajuda-as a ir mais longe, a apostar em novos projectos de investigação, implementação de prácticas inovadoras, acentuado as qualificações e competências dos seus recursos humanos e ajudando-os na contratação de novos empregados.

 

P2: FUNDACION EMPRESA UNIVERSIDAD DE ALICANTE DE LA COMUNIDAD VALENCIANA (FUNDEUN), Spain

A Enterprise and University Foundation of Alicante é uma organização não governamental, que está co-relacionada com a Universidade de Alicante e com o business set da província. O objectivo da Fundação é o desenvolvimento de canais comuns de potenciação do diálogo e relações entre Universidades e o mundo dos negócios. Para esse propósito, a Fundação organiza diversas actividades de formação, transferência de conhecimento, consultoria de negócios no campo da investigação e do desenvolvimento, empreendedorismo, promoção e apoio à criação de novas empresas, encorajamento de empregabilidade de qualidade para estudantes/ formados universitários, gestão de projectos Europeus e estudos em tópicos específicos.

 

As suas acções estão direccionadas para pessoas de negócios e formados universitários que desejam competir no desenvolvimento produtivo de empresas na província e fortalecer o bem estar económico e social futuro.

 

O principal corpo representativo da Fundação é o Board of Trustees, cujos membros estão integrados em instituições e empresas que representam a maioria do sector de negócios na província de Alicante. A board controla e promove as actividades da fundação e é composta por 92 membros.

 

A FUNDEUN é uma organização com grande representação social, que representa um pilar no seio da universidade para quase todos os sectores económicos em Alicante: industrial, cultural e serviços públicos.

 

Um dos objectivos mais importantes da FUNDEUN é a criação de novas empresas. A fundação providencia apoio para os empreendedores no que diz respeito a informação, treino, acesso a financiamento e acompanhamento dos empreendedores durante todo o processo de iniciativas de negócios.

 

A FUNDEUN participou como parceira em diversos projectos europeus em todo o tipo de programas: Lifelong Lifelong Learning Programme (ERASMUS), Equal, Aeneas, Interreg, etc.

P3: UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR (UBI), Portugal

A Universidade da Beira Interior (UBI) é hoje em dia uma instituição de referência a nível nacional e internacional, no que toca à educação, investigação, inovação e empreendedorismo. O empreendedorismo, a competitividade e a inovação são a linha da investigação desenvolvida na Unidade de Investigação – NECE. Esta linha de investigação tem por objectivo encorajar o empreendedorismo, a competitividade e a inovação das empresas portuguesas e ajudar ao desenvolvimento de uma sociedade mais empreendedora e competitiva.

 

A educação para o empreendedorismo nasce como um instrumento chave na utilização das competências dos recursos humanos para a criação de novas empresas. O propósito principal desta área de investigação é a avaliação do impacto da educação nas actividades de empreendedorismo, sendo os seus objectivos específicos focados na educação para o empreendedorismo. É nossa prioridade compreender de que forma a educação para o empreendedorismo contribui para a preparação das crianças e dos jovens, de forma a que estes se tornem indivíduos com autonomia intelectual, física, emocional e social; analisar o impacto das actividades extra-curriculares nas actividades de aprendizagem para o empreendedorismo; analisar o impacto da formação para o empreendedorismo ao nível da universidade, na criação de empresas e empregabilidade; estudar o efeito da educação para o empreendedorismo na propensão para a criação de companhias de base tecnológica.

P4: Institut für sozialwissenschaftliche Beratung GmbH (ISOB), Germany

ISOB é uma instituição de desenvolvimento e investigação, fundada em 1990. Em 2003 tornou-se numa companhia limitada (ISOB GmbH). Avaliação interna e garantia de qualidade no desenvolvimento de projectos na área dos LL, CSR e Learning Region approaches. O ISOB é membro da German Society for Evaluation (DGEVAL) e trabalha de acordo com os padrões de avaliação internacionalmente aceites. Numerosos projectos de longo termo para o Governo Federal Alemão e para o Instituto Federal Alemão para o Treino e Formação Vocacional (BIBB) ex: mecanismos de cooperação entre as PMEs e as instituições de formação; implementação da integração do conceito learning & working nas companhias, e-learning; preparação dos jovens para o trabalho em equipa; aprendizagem auto-organizada no local de trabalho – auto avaliação enquanto mecanismo de desenvolvimento pessoal e profissional; métodos de aprendizagem flexíveis em PMEs. A instituição tem 14 projectos no programa LLL implementados e avaliados. Consultadoria cientifica e avaliação de abordagens regionais de network; consultoria para empresas e treinos de gestão nos campos de HRD e OD. O ISOB esteve envolvido no departamento de assistência técnica para a ADAPT-initiative em Brucelas. Focado em problemas das PMEs, o ISOB GmBh tem uma longa e relevante experiencia no campo da Criação de Negócios e Empreendedorismo. O Managing Director, Alexander, é um certificado Coach the Negócios e tem uma vasta experiencia em coaching para líderes de negócios jovens e gestores.

P5: AS Cyprus College Ltd (European University Cyprus), Cyprus

A Universidade Europeia do Chipre (EUC) é a primeira instituição de ensino superior privada a ser estabelecida no Chipre. Hoje, a EUC é uma instituição moderna de ensino superior, distinguida pela sua qualidade e esforços contínuos para manter o espirito de excelência na aprendizagem. Os Estudantes da EUC beneficiam de uma grande quantidade de programas académicos, de infraestruturas excelentes e inúmeras actividades e serviços patrocinados pela Universidade.

 

A EUC tem reputação de excelência e inovação na investigação. Com enfase para a abordagem interdisciplinar, a unicersidade é uma das instituições líder, a níveis académicos e de investigação, no Chipre. A Universidade tem um diversificado portofolio de actividade de investigação espalhada pelos departamentos e escolas. A actividade de investigação é centrada nas escolas e nos institutos/centros de investigação, que incluem a Escola de Artes e Ciências da Educação, Escola de Adminstração e Negócios, Escola de Humanidades e Ciências Sociais e a Escola de Ciências. Desde 1988, a Universidade publica um Jornal de Negócios, Ética e Sociedade, profundamente interdisciplinar, que providencia uma partilha de ideias entre pessoas de negócios, executivos, cientistas e académicos que estão preocupados com questões e práticas económicas, de negócios, sociais e tecnológicas.

P6: University of Gloucestershire (UoG), United Kingdom

A University of Gloucestershire tem uma longa história enquanto provider de educação, cuja data remonta ao século dezanove, constituindo uma comunidade de mais de 10 000 estudantes, baseados em quatro campus. A Universidade oferece múltiplos programas de pós-graduação, formação e cursos profissionais, desde os negócios, à economia, até às artes de ilustração e representação, passando pela formação de professores e cursos de curta duração. É constituída por quatro faculdades: a Business School; Ciências Aplicadas; Media, Arte e Tecnologia; e o Instituto para a Educação e Serviços Profissionais.

 

O principal foco da UIniversidade é encorajar a cultura empresarial dentro da comunidade. O Programa “Venture” é um evento anual, que consiste em seminários ensinados, workshops interactivos, desenhados para a ajudar a desenvolver o pensamento empreendedor e criar novas ventures de negócio entre os estudantes da universidade, staff e alumni. Isto culmina numa competição de planeamento de negócios, no qual os prémios monetários são entregues às ideias de negócio mais inovadoras. O apoio de experts locais, mentores e profissionais de negocio convertem as ideias em negócios start-up sustentáveis.

 

A Universidade também gere um programa financiado pela União Europeia, que abrange todo o concelho de Gloucestershire, e que providencia um serviço de negócios incubador para auxiliar as start-ups na melhoria da sua performance, para criar novos trabalhos, para oferecer opções para diplomados e apoiar em investigação colaborativa e no desenvolvimento de projectos em todo o pais. Este programa providencia acompanhamento e apoio no crescimento de start ups e negócios, incluindo eventos de networking e espaços de encubação dentro de um cubo de empresas dedicado.

P7: Strategische Partnerschaft Sensorik e.V. (SPS), Germany

O cluster nacional Sensorik oferece, com os seus mais de 60 membros e 200 parceiros do mundo da economia e das ciências, um ambiente amigável e prático de desenvolvimento que impulsiona o desenvolvimento de abordagens inovadoras de soluções. Em 2006, o Strategische Partnerschaft Sensorik e.V (SPS) criou o cluster Sensorik, que desde aí assumiu um papel de liderança na gestão de clusters inovadores. No âmbito da Campanha “Bavarian Cluster”, uma iniciativa de alta tecnologia do governo alemão e bavariano, o SPS providencia uma plataforma ágil e competente para unir e supervisar os skateholders no cluster de tecnologias sensitivas. Muitas empresas de renome e larga escala de network, associações nacionais e iniciativas, e também experts universitários e parceiros. O número do staff é de 15 pessoas, sendo que todos os colaboradores são diplomados de universidades, com diferentes áreas de especialização, para que a equipa possa exibir um variadíssimo leque de know-how. Aspectos importantes das actividades da Campanha “Bavarian Cluster” são a criação de ligações entre empresas, promoção da inovação, construir competências, assim como treinar e qualificar empregados. Os grupos alvo dos serviços SPS são companhias, profissionais altamente experienciados à procura de trabalho, profissionais jovens e juiniores. O SPS já conseguiu implementar muitos tópicos altamente práticos em workshops, seminários e cursos de formação, que são especialmente interessantes para jovens empreendedores que precisam apoio na matéria das start-ups. Muitos conceitos de coaching e modelos de desenvolvimento pessoal promovem competências metódicas, pessoais e técnicas aos profissionais e empresas. Uma grande variedade de conceitos permite ao SPS reagir rapidamente à procura dos jovens empreendedores.

Please reload